-
Arquitetos: Julián Zapata Jiménez, Pablo Moreno Mansilla
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alvaro Viera Architectural Photography
-
Fabricantes: Argapref, AutoDesk, Carpinsa, EMILIO SANCHEZ, I Guzzini, Lucerglass, MORTEX, Tarkett, Yofra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Encaramos este projeto como uma metáfora das dificuldades com as quais nos deparamos em nossa etapa de formação e busca do conhecimento.
Trata-se do fruto de um exercício plástico, quase escultórico, no qual uma nova rampa acessível cresce com uma inclinação constante. A rampa vai gerando, conforme sua subida, uma arquibancada à qual fomos adicionando mais espaços. Somar para crescer.
FUNCIONALIDADE
Um acesso fácil, rodeado por degraus da arquibancada para parar e conversar, transforma o antigo pavimento subsolo em um pavimento de acesso.
Um espaço escavado até este nível converte um jardim em desuso no novo centro vital do projeto. Um espaço de acesso, passagem, reunião, trabalho, lazer, relacionamento, estudo ou reflexão.
ILUMINAÇÃO
A cobertura do pátio organiza o espaço e irradia luz para todas as áreas perimetrais e usos que o cercam.
Uma estrutura de madeira matematicamente estruturada filtra a luz, transformando o teto do pátio em um verdadeiro retábulo que olha para o céu.
TRANSPARÊNCIA
Buscamos realizar um espaço aberto transversal através de usos que se comunicam visual ou fisicamente sempre um com o outro. Visões cruzadas que geram sinergia, espaços de relacionamento, nunca indiferença.